terça-feira, 12 de maio de 2009

A Escassez d’Água


Nesta postagem, me ponho junto aos agricultores, ao ver e rever diversas matérias oriundas em relação a seca em nosso Estado, e participante inclusive, dos que estão sofrendo com a forte estiagem que atinge o nosso Rio Grande do Sul. A insuficiência de água na Terra é um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque em pesquisas, na mídia, e em rodas de bares e coffee breacks. Embora o nosso Brasil, seja um dos primeiros países em disponibilidade hídrica, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País. Corroborando para isso também as várias alterações climáticas, que está invertendo totalmente as projeções como enchentes incomuns no Norte e Nordeste e seca no Sul.
O cenário de escassez, principalmente hoje em que se encontra nosso Estado, se deve não apenas à irregularidade na distribuição d’água e ao aumento das demandas, mas também ao fato de que a degradação da qualidade da mesma, aumentou em níveis alarmantes. Atualmente no Sul do País, encontran-se cerca de 300 municípios em situação de emergência entre RS e SC, tornando inclusive algumas paisagens antes belas, hoje em total surrealismo, sendo que no Rio Grande do Sul, esta seca é dada como uma das maiores dos útlimos tempos. A estiagem atual, não é um problema só de quem tem negócios no campo, pois no nosso Estado principalmente toda a economia sofre junto quando a produção agrícola cai, pois é só repararmos o preço dos legumes, frutas e hortaliças ou até mesmo o preço da própria água “in natura”, duplicam em épocas de “crise d’água”.
Além da chuva, que foge ao nosso controle, porén, que já da sinal de pelo menos amenizar um pouco os solos já castigados do nosso Estado de tanto tempo sem uma boa precipitação fluvial, pequenos gestos no dia-dia, podem fazer toda a diferença para o futuro como: Fechar torneiras quando não se usa a água; usar máquinas de lavar roupas e louça em programas curtos; regar o jardim ao final da tarde para evitar desperdícios a nível de evaporação; lavar o automóvel com balde e pano, em vez de usar mangueira com água corrente... Enfim, são formas de superarmos mais uma crise, não a econômica, que em partes já está sendo solucionada, mas agora a crise d’agua. Assim, quem sabe ainda fazer com que nossos filhos e netos ainda consigam ter um futuro promissor e com água em abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário