terça-feira, 10 de abril de 2012

Os Apelidos


Quem nunca teve um apelido? Acredito que todos nós não é mesmo. Até nossos animais de estimação tem apelido! Carregamos no mínimo unzinho sequer.  Aquele de infância, de escola, o apelido só para os “de casa”, enfim...

O apelido aparece em nossas vidas, das mais diversas formas. Há apelidos que nada tem a ver com o nome da pessoa, nem tão pouco com o sobrenome, mas muitos, são inclinados pela personalidade, aparência, etcetera, etcetera.. Alguns são para brincar com a pessoa, ou mesmo com uma personalidade com quem aquela pessoa se parece.

Existem certas pessoas, que conhecemos apenas pelo seu apelido, (e olha que não são poucos os casos). Em alguns, tamanha afinidade e simetria que tem o apelido e o apelidado, que este passa a adotar o aquele, não apenas informalmente, mas de forma a se apresentar e até mesmo tentar ganhar fama com ele.

Chamar alguém pelo apelido, às vezes é só pra quem tem muita intimidade, como  amigos e parentes.

Vejo que os campeões de apelidos, são os jogadores de futebol, que só perdem para os políticos em campanhas eleitorais. Que é quando os políticos aparecem e fazem questão de divulgar seus apelidos tornando o pleito um pouco mais simpático e mais informal ao invés daqueles recados sisudos e chatos.

Tem cada apelido que só vendo a figura pra poder definir se é verdade ou apenas gozação, porém na maioria das vezes a gente vê que o individuo só poderia ser chamado daquela forma mesmo, (RS!).

O apelido muitas vezes, é visto como brincadeira, mas ao contrário, é coisa séria! Um apelido pode sair pela culatra, e comprometer o apelidado para o resto da vida, e se for de mau gosto, pior ainda, pode deixar o apelidado marcado pra sempre ou a responsabilidade de quem o apelidou, de tentar desfazer o equívoco.

Portanto amigos, cuidem-se, estamos prestes a ser “marcados” ou marcar a vida de alguém.

Saudações “alcunhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário