terça-feira, 16 de abril de 2013

Reminicências Farroupilhas


Já falei aqui, que sou um romântico musical, e que não de hoje, acho que a música é um dos principais elementos da nossa cultura.

Me perdoem meus amigos sambistas, mas sou um apaixonado pela música RIO-GRANDENSE.

Porém, que meus amigos nativisitas, também me perdoem pois o SAMBA, está entranhado em mim.

Mas não vejo mais as pessoas guardarem seus discos de vinil, suas capas, porta CD’s, suas quinquilharias. – “É lá que está a alma da música”.

Posso ser taxado de jurássico, retrógrado, mas tudo que o artista quer, quando se predispõe a fazer um trabalho, é que as pessoas o apreciem. Porém com a música ela não está apenas na trilha sonora que a vitrola toca, e sim também no texto escrito, na foto de capa, nas diretrizesda partitura e da escrita.

As pessoas querem escutarmúsica, querem baixar, em MP3, MP4.. Músicas em massa, mas e o “conteúdo”? Cadê os encartes e toda a estória da música, por que e para quem ela foi feita, em que momento ela saiu do papel.

As pessoas não guardam mais suas reminiscências, parecem que tem o prazer de se desfazer daquilo que pode lhe trazer lembranças de outrora.

Acho, que o conteúdo envolto da música que é o mais importante, aquilo que da“vida a música”

Um causo do Aparício Silva Rilo, do Mauro ferreira, do Jayme Caetano Braun, um filme do Tabajara Ruas, tem muito mais valia, quando sabemos suas estórias.

A tradição, o folclore, e os costumes do gaúcho, não aceitam desprezar nenhum símbolo da nossa cultura, tão pouco a música. Bem verdade, que ela mudou. E a do nosso pago não foi diferente.

A história como passado hoje, é resgatada e repaginada, em uma milonga feita na sacada de um apartamento no centro da cidade.

Lupicionio Rodrigues se vivo fosse, faria sua felicidade em melodia rural, em tom de samba.

Assim, para que o passado encontre o presente, e tenha uma visão para futuro, é necessário contribuirmos, não deixar morrer o que temos.

Pois assim como a alma humana, o físico só sobrevive e prevalece, junto ao conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário