quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

As Decisões

A nossa vida é uma seqüência infinita de decisões e elas são apenas caminhos a serem seguidos certo? Bom, me parece que sim.



A partir do momento que a gente acorda, levantamos e mudamos o rumo do dia ou se simplesmente continuamos dormindo. Pois então, escolher aquilo, aquele outro, ir ou não ir, eis a questão. Isso faz toda diferença no contexto da vida.



Quem nunca viu relatos de pessoas que não pegaram aquele avião, ônibus carona e escaparam de um acidente fatal e assim, escaparam de findar suas vidas.



Algumas decisões são mais importantes, outras nem tanto.



Algumas pessoas estão tão acostumadas a tomar decisões e decidir o futuro, os caminhos que já nem percebem que seu ato de “simples” decidir é o que mudará o rumo de vidas.

Decisões de árbitros de futebol, que mudam campeonatos, decisões de juizes de direito, que alteram rumos de familias. 


Dizem, que tudo na vida tem o seu tempo, não devemos tomar decisões por impulsividade, por estarmos com raiva, insegurança, enfim, as decisões devem ser tomadas com critérios. Mas acertar a decisão, saber que caminho seguir, o que fazer, muitas vezes é extremamente difícil, já que o tempo e a vida nos cobram constantemente respostas de ter que tomar decisões. Mas se a decisão é certa ou não, só o tempo muitas vezes nos responde.



O melhor é tomar a decisão, que achar mais adequada no momento.



O mais fascinante de tudo, é poder ter a percepção de que a possibilidade de fazer escolhas e decidirmos, representa o exercício de um dos nossos bens mais preciosos, a liberdade de decidir e que rumos nossa vida vai seguir, a partir da nossa decisão, e desta forma, boa parte do futuro que vamos vivenciar.



É bem verdade que muitas vezes nos culpamos por ter tomado aquela ou outra decisão inconseqüente, mas a decisão é apenas um passo a ser tomado, no trampolim da vida.


Hoje, uma decisão parece ter sido o melhor, amanhã podemos nos arrepender, mas a verdade é que decidir é uma arte, que fizemos a todo momento.


* Saudações a quem decide!


Nenhum comentário:

Postar um comentário