quarta-feira, 18 de julho de 2012

Idéia de Felicidade


Afinal, quem invetou a felicidade? Ser feliz é o que há de melhor, ou não?

Vejo, que antigamente, a felicidade demandava "sacrifício". Olhando os retratos antigos, vemos que a felicidade masculina por exemplo, estava ligada à idéia de "dignidade", vitória de um projeto de poder. Se vê muito, barbudos, bigodudos pomposos do século 19 de nariz empinado, perfis de medalha, verdadeiros tirânicos sobre a mulher e os filhos, “ocupados” em realizar a felicidade da família.

Já nos dias de hoje, esta “idéia” de felicidade é vista de outra forma. Onde para alguns, felicidade, é ser desejado, ser consumido. Outros porém, não possuem tempo para nada, vivem a máxima que viver a felicidade, é o que há de melhor, e a própria felicidade os consome muito.

Não por acaso, que a felicidade hoje tornou-se uma obrigação de mercado.

Ser deprimido não é mais "comercial". A infelicidade de hoje é dissimulada pela alegria obrigatória.

Mas é impossível ser feliz como nos anúncios de margarina, e tão pouco ser sexy como nos comerciais de cerveja e cigarro.

A felicidade hoje é uma lista de negações. Não ter câncer, não ler jornal (#tragédias), não sofrer pelas desgraças, não olhar para miséria (#mundoreal).

O mundo demanda uma felicidade dinâmica e incessante, mas cada vez mais confundida com consumo, como uma "fast-food" da alma. Mas mesmo assim, continuamos a apetecer está felicidade impalpável, e não consumível.  

Infelizmente, uma das marcas do século 21 é o fim da crença na plenitude, seja na amizade, no amor, na política, enfim. Se isso é bom ou ruin, não sei. Mas é inevitável.

É bem verdade, que a felicidade tem de ser municiada, assim como um automóvel abastecido para andar e como até mesmo um avião para alçar-se em um nada, a felicidade, também necessita de seu combustível para “voar”.

A felicidade, é paulatina, não se compra, nem mesmo torna-se feliz da noite para o dia. Felicidade é ter um bom relacionamento, é ter respeito, hombridade, enfim, ser feliz, não é obra do acaso, ser feliz é uma conquista, que se renova a cada dia.

Saudações a felicidade;



Nenhum comentário:

Postar um comentário