quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cada Um Com as Suas Manias!

Bom esses dias fui em mais um churrasco de amigos dos tantos que vou e tenho ido, e por lá conversávamos, assávamos a carne, enfim, aquelas junções apenas para colocar conversa fora mesmo. Pois bem lá pelas tantas estávamos falando sobre as manias que cada um possui, claro não vou aqui também entregar meus amigos e falar neste espaço suas manias, e citar nomes, mas cada um tinha no mínimo uma tão diferente quanto a do outro. Algumas até ultrapassavam os padrões, e já eram taxadas pelos próprios donos como TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo, pois elas se dão de forma tão intensa, repetitivas e persistentes durante o dia, que já deixaram de ser apenas uma mania para tornar-se uma obesseção compulsiva, em que os mesmos às praticam incoscientemente. Com certeza você já escutou que depois de uma certa idade fica cada vez mais difícil encontrarmos um parceiro(a), não por que nos tornemos menos atraentes ou desinteressados, mas pelas nossas manias mesmo. Claro que exitem manias e hábitos, como não passar embaixo de escadas, evitar gatos pretos, na realidade isto são apenas rituais e costumes. Mas também existem aquelas manias e “toc’s’”, citados na nossa conversa como por exemplo:
.
* Revisar várias vezes as portas, janelas ou gás antes de sair ou dormir;
* Necessidade de lavar repetidamente as mãos, as roupas e o corpo;
* Repetir determinados gestos;
* Estar sempre organizando objetos;
* Dúvidas quanto à melhor decisão;
* Tocar objetos e Contar objetos;
* Organizar os objetos de uma determinada maneira;
.
Enfim, com certeza alguma mania você deve ter, eu particularmente não possuo tantas mas quem me conhece, sabe que tenho algumas das citadas acima. Inclusive todas essas para aqueles que não há possuem, podem parecer absurdas ou ridículas mas para nós, ahh! São incontroláveis, repetitivas e persistentes.

Um comentário:

  1. Sexta-feira, 21 de agosto de 2009

    Viva o TOC, ele é a nossa salvação!

    Finalmente, os pacientes da doença mental chamada de transtorno obsessivo compulsivo (TOC) estão vingados.

    Aquela mania de não segurar em maçaneta de porta, de não abrir com a mão nua a torneira da pia, de jamais frequentar banheiro público e em casa ter o cuidado de só sentar em vaso sanitário em que apenas uma outra pessoa senta (e olhe lá), munindo-se, ainda assim, de muitos papéis que cubram o assento e evitem que a pele entre em contato com o plástico, ter a cautela de não apertar mãos, como há mais de 30 anos aconselho nesta coluna, além de evitar ao máximo tocar onde muita gente toca.

    Enfim, o que era e é considerado uma doença, o TOC, passou agora por milagre a ser precaução utilíssima para não contrair a gripe A e outras doenças.

    Ou seja, o TOC, que era considerado uma doença, passa a ser uma virtude altamente elogiável, que deveria ser exaltada pelo mundo médico e pelas autoridades de alguma forma ligadas à saúde pública.

    Viva o TOC, ele é a nossa salvação!

    Com esse obsessivo e elogiável cuidado que temos agora com a saúde, vamos terminar todos usando luvas e máscaras. Podem esperar, que isso não vai passar de um ou dois anos.

    Por sinal, dentro das salas cirúrgicas, os cirurgiões e seu auxiliares já usam e usaram sempre luvas e máscaras.

    Chegou o dia em que na rua, em casa, no trabalho, todos esses ambientes, para evitar infecções e outros tipos de efeitos e contágios, se equiparam às salas cirúrgicas.

    Luvas e máscaras em nós todos, essa é a nossa salvação!


    * Texto publicado na página 63 de Zero Hora de hoje
    Fonte: Blog Paulo Sannt'ana

    ResponderExcluir