segunda-feira, 17 de maio de 2010

Fotografias

Esses dias me assustei (RS!), abri um álbum de fotografias minhas um pouco mais antigas daquele tempo em ainda não tínhamos as fotografias digital, era acertar a pose, pois após o click feito, não tínhamos como mudar menos ainda usar fotoshop. Pois bem, é na fotografia que conseguimos ver como mudamos no passar do tempo, por exemplo, aquele corte de cabelo, as roupas, nosso jeito, e nos reportamos como hoje estamos, daí pensamos: - “putz, como eu podia estar ou ser assim” . A fotografia é importante valorizarmos o salto e a diferença, entre o momento clicado e a nossa situação presente, porém a ocasião fotografada é capaz de conter o antes e depois, pois quando tiramos estamos num momento, e cada vez que a olhamos estamos em outro. Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. Com a popularização da fotografia digital, surgiram páginas da Internet especializadas em armazenar fotografias, e mesmo hoje se tira mais fotos para postagem no Orkut, do que pelo simples querer eternizar o momento. Mas na fotografia, penso que encontra-se a ausência, a lembrança, a separação de quem se ama, as pessoas que já faleceram, as que já não estão mais conosco, e nas fotos conseguimos pelo menos “reviver” alguns momentos. Para algumas pessoas, (inclusive este), fotografar é um ato prazeroso, é a necessidade de prolongar o contato, a proximidade e o desejo de que o vínculo persista. È na fotografia que captura-se um instante, põe em evidência um momento, ou seja, o tempo que não pára de correr e de ter transformações, faz com que agente lembre do passado, dos momentos que muitas vezes não vão voltar, mas estão eternizadas naquele retrato, naquele mural, e mesmo naquela página e pasta de álbum de orkut enfim.

Saudações aos fotógrafos!

3 comentários:

  1. q cabelinho de emo ! rs
    negão!

    ResponderExcluir
  2. "Por onde andará o semblante de um avô maragato
    Que eternizou seu silêncio na moldura de um retrato"
    São nos retratos que eternizamos boas lembranças mesmo, e principalmente matamos um pouco das saudades daqueles que se já não estão mais entre nós... Boa semana, querido!!! beijões

    ResponderExcluir
  3. Na semana passada teu irmão me mostrou alguns quadros da infância, e lá estava esta foto tua, a fotografia nos faz relembrar de momentos inesquecíveis da nossa vida, e como é bom ter essas lembranças registradas em uma fotografia.

    Bjs Daniela

    ResponderExcluir