domingo, 21 de fevereiro de 2010

Os Complacentes e os Devotos

Passado o carnaval tirei algumas conclusões, uma óbvia, que agora começa definitivamente o ano. Depois então de todas as Escolas de Samba darem show nas avenidas das grandes cidades, desfiles dos quais acompanhei alguns, e notei que as escolas que ganharam eram consideradas “zebras”. Pois bem eu gosto de carnaval, admiro principalmente os samba enredos e as baterias das escolas ahh! o tuncutucundum que elas fazem, mas não sou devoto do carnaval, apenas gosto por isso sou complacente com ele, mas tem gente que detesta, assim como têem os devotos que vivem apenas do carnaval. Por exemplo, o Futebol eu vivencio muito mais. Vendo há poucos dias atrás os sambódromos do Porto Seco (POA), e o da Sapucaí (RJ) cheio, fiquei a pensar mas é realmente uma religião esse tal carnaval, mas em seguida comparei-o com a minha paixão pelo Vermelho & Branco das 4 linhas, pela qual vivo os 365 dias do ano, é normal para os devotos do carnaval, afinal é a paixão e até mesmo a profissão deles, fico até espantado com tamanha devoção e o grau de envolvimento que essa festa invoca. Esses dias uma amiga minha me fez uma pergunta: Mas os gols não são tudo iguais? “Se parecem muito todos os gols disse ela” .. E eu olhando os desfiles luxuosos das escolas de samba, lembrei da pergunta dela, fiquei a pensar a mesma coisa, com exceção dos Sambas Enredos que presto atenção, tudo é muito parecido, mas tentei deduzir o óbvio, pois tudo que nos parece insano, é justificado pela paixão, afinal é aquilo que admiramos e veneramos, quem tem no futebol uma de suas razões de viver consegue enxergar magia novidades em cada detalhe dos quais os complacentes não são capacitados. Os alucinados por futebol passam anos vendo os jogos e verão gols cada vez mais inéditos, para quem não é obcecado por Basquete, todas as cestas são iguais, para quem não é um Tenista, uma partida é um martírio, para quem não é fã de novela então quem já viu uma acha que viu todas as demais. Então andei dando uma olhada e pesquisada sobre as pessoas que não só gostam, mas reverenciam o carnaval, nada é igual para elas, apesar de se parecerem, as fantasias são semelhantes, eu por exemplo, nunca poderia ser um jurado de carnaval, (E olha que sou observador). Eu tenho a impressão que os governos estimulam estes grandes eventos como Caranaval & Futebol, para mexer com o imaginário popular e não deixar que as pessoas se tornem perigosas ao não nutrirem qualquer esperança de uma melhor vida social, ou mesmo não nutrir as suas paixões. Portanto amigos, o Carnaval assim como o futebol é único, é inédito, é um gol que está por ser feito.
Saudaçcões aos Futebolistas e aos Carnavalescos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário