quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cansou do Exame da O.A.B? Seja Jornalista!!!

Apesar da gripe que me abala fortemente esta semana, e principalmente assombra o nosso Estado, mas não tão intensa e forte a ponto de que ficasse indisposto para fazer esta postagem. Pois bem, como vocês já sabem, o Supremo Tribunal Federal, acabou com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Tenho muita consideração por tal profissão, inclusive se possível no decorrer da minha vida ainda queria ter a oportunidade de poder exercê-la, porém, sempre me causou uma certa indignação a falta de compromisso de alguns profissionais, que mesmo sendo diplomados, fazem programas e “lançam” suas opiniões totalmente descompromissados com a sociedade. Para ser jornalista hoje, não precisa nem de diploma, entretanto para um advogado, além do diploma precisa-se passar por um exame de eficiência muitas vezes duvidosa. De fato, parece que confundiram liberdade de expressão com qualificação profissional, é evidente que uma pessoa que possui seu “canudo” na área em que atua, tem mais compromisso e zelo com a profissão, sabe o quanto suou e batalhou para poder alcançá-lo, mas o que ocorre muitas vezes são os intrusos nas profissões, marginalizando as mesmas principalmente tratando-se de Jornalismo, bom ainda mais agora, sem o compromisso de um diploma. Mas é notório muitas vezes também, que existem aqueles interinos que vão as tribunas das rádios, escrevem seus Artigos e Blogs, muito melhor do que muitos profissionais por aí. Parece-me que o STF, está abrindo brechas nas legislações para outros cursos de Graduação, o que de certa forma é bom, porém, ao mesmo tempo perigoso, principalmente tratando-se do curso de Jornalismo, onde os profissionais que atuam tem que ter o compromisso com a verdade e principalmente em formar as opiniões do povo.

domingo, 21 de junho de 2009

.. - “Não tem nada a ver contigo”..

Nessa postagem me permitam que eu faça uma revelação, um pouco diferente das que tenho feito nas minhas opiniões e idéias que aqui ocupam este espaço. Pois bem, a revelação desta vez é extremamente confidente e pessoal. Esses dias ao conversar com uma amiga minha da qual tenho muito apreço, fiz uma confissão à mesma ficou estarrecida e espantada, ao escutar o que eu disse: - “Sou um sambista e romântico”. Pronto!!! Foi o que faltava para minha amiga cair em risos mil. Depois dela ficar em êxtase de tantas gargalhadas por minutos, me proferiu a seguinte frase: - “Não tem nada a ver contigo”. - É verdade disse à ela, mas é um gosto que carrego, mas que ultimamente tem sido mais evidente e se fazendo presente mais do que antes. Considero-me um cara bem eclético, tanto que freqüento lugares onde circundam pessoas das mais diversas “tribos”, gosto de coisas muitas vezes que nem eu sabia que gostava, mas o que me deixa extremamente feliz, é frequentar, aqueles bares de botequim mesmo, com vidros de conservas no balcão a cerveja barata, e sempre com um a se exclamar da sua vida amorosa, com uma “dor de cotovelo”, e ainda quem sabe cantando um samba de Lupicínio Rodrigues, para afogar suas mágoas. Realmente concordo com a minha amiga, que se forem me analisar a última coisa que dirão que eu gosto é de samba de raiz. Ora capaz que eu, aquele cara de bombacha um guri de apartamento, rsrsrs .. vai escutar, Zeca Pagodinho, Lecy Brandão, Noel Rosa, Maria Rita, Arlindo Cruz, Demônios da Garoa, Vinícius de Moraes enfim... Todos taxativos e incisivos nos seus sambas imbuídos de puro romantismo e paixão. E assim terminamos a nossa conversa falando dos grandes versos de compositores sambistas, e minha amiga teve que convir comigo que alguns épicos como os trechos abaixo a seguir, o que já deixo como uma bela sugestão de samba.

Lupicínio Rodrigues: “Quem nos vê brigar, quase a nos matar, há de pensar que esta louca não gosta de mim”.

Ainda o que diz o Emílio Santiago num verso de um samba que interpreta: “O amor é um truque da paixão”.
Ou ainda o saudoso Zeca Pagodinho, “Uma Prova de Amor eu do se Você quiser”.

http://www.youtube.com/watch?v=WyswxdrFnM0

sexta-feira, 12 de junho de 2009

... Sobre o que Conversamos!!!

Vocês já se deram conta tudo que conversamos durante um dia, ou durante uma semana, para aqueles que não falam em demasiadamente. Nossa eu pelo menos ultimamente tenho falado mais do que o de costume, talvez seja por causa das minhas atividades. Muitas vezes percebemos como as pessoas estão através da conversa, nem que seja aquela de elevador: - “Será que chove? Mas e esse frio (ou calor), e o nosso time ganha hoje”? E por aí vão os papos. Eu gosto muito de conversar, principalmente sobre os problemas e assuntos do cotidiano, as vezes até sou taxado de sério e polêmico por isso, mas me atenho muito também à apenas escutar as conversas e os comentários que as pessoas falam, e olha que saí cada coisa .. rsrsrsrsrs .. Dentre tantos lugares, existem aqueles que as pessoas se reúnem apenas para conversar como o antigo gato preto no calçadão de Santa Maria, e olha que muitos dizem que o futuro da cidade é decidido ali entre um café expresso e outro, ou ainda a esquina democrática em Porto Alegre, por lá é possível escutar assuntos e discutir desde a bolsa de valores ao jogo de futebol da noite. As mulheres por exemplo adoram um cochicho ao pé do ouvido, falam pelos cotovelos, o lugar preferido delas é no banheiro, vão de bando aos toaletes e sanitários das Boates, Bares, e Restaurantes, eu penso as vezes que elas nem estão tão apertadas e necessitadas, mas vão apenas para conversar mesmo. Já nós homens não escolhemos muito lugar para uma bela conversa sobre futebol, política, relacionamentos, mulheres e sexo, enfim, o importante mesmo é conversar e de preferência sobre “elas”. Já quando os casais se reúnem, o nosso machismo se impõe, agente diz que mulher não pode jogar futebol, montar a cavalo, dizemos também que elas não sabem fazer churrasco, enfim, e elas de contraponto sempre nos ganham dizendo que quem dá a luz é a mulher, que hoje não existe mais o pátrio poder, quem manda são elas, e que é uma mulher hoje quem governa nosso Estado, e assim vai. Ihhh!!! daí a conversa vai longe ou melhor vira discussão mesmo.
É evidente que hoje, conversamos menos do que antigamente devido ao escasso tempo de todos e aos vários meios de comunicação, como telefone, recados em Orkut, MSN’s com suas mensagens instantâneas, mas acredito, que nada substitui aquela conversa olho no olho depois do expediente tomando um chopinho, ou aquela prosa matiando ao final da tarde. Bom creio que a conversa é o melhor remédio para tudo, conversando contamos nossos segredos, angústias, aflições, e até quando a conversa não é civilizada que é no caso de uma discussão ela é benéfica pois muitas vezes precisávamos dizer aquilo para alguém, externar o que estava entalado na nossa garganta. Bom amigos já escrevi demais, e quem sabe agente se encontra para uma bela conversa por aí.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dias Melhores Virão?

Este era o tema da redação, proposto e a ser escrito no vestibular extraordinário de inverno da UFSM. Não fiz tal maratona de provas do final de semana passado, mas fiquei sabendo através da imprensa e amigos que me contaram. Um tema álias ao meu ver bem sugestivo, porém de certa forma polêmico e de complicada escrita, mas como este espaço não se atêm `a apenas temas fáceis e de momentâneos ibopes compartilha com os vestibulandos este desafio.
Não custa acreditarmos por dias melhores, sim, pois a economia começou novamente a se estagnar da crise mundial, o Brasil e o Estado estão cotados a sediar a Copa do Mundo (2014), o que de certa forma trará um imenso progresso, o dólar está novamente começando a baixar, e a epidemia que ameaçava a espécie humana, (H1N1 – Gripe Suína), parece controlada mundialmente. Mas como nem tudo são flores é necessários não fechar os olhos para problemas dos quais não conseguimos mais ficar inerte, como o domínio das Drogas principalmente do Crack, a situação caótica que nos deparamos com Sistema de Saúde que ao início do inverno da mais uma vez sinal de total calamidade pública, bem como a situação da violência cada vez mais desenfreada. Porém para todas estas situações não somos mero espectadores mas sim, protagonistas, pois todos estão presentes no nosso cotidiano, e se não acreditarmos que estes problemas podem ser superados, bom aí é melhor repensarmos em nossas vidas, e o que viemos fazer aqui neste planeta. A cada novo problema que é nos imposto no dia-dia, temos que saber, superá-lo, acreditando e fazendo a nossa parte para um bem comum `a todos, independente se a pessoa ao lado, um amigo, colega, conhecido, parente... fomenta o contrário. Bom, como todo bom brasileiro tenho esperança e esta dizem que é a última que morre; Acredito que se as coisas não estão confiáveis hoje, ou boas em certas áreas, é necessário juntos mudarmos, independente de coligações, idéias, ou mesmo cores futebolísticas e partidárias. Portanto pense você, com certeza já esteve em fases piores na sua vida do que esta, mas pense e acredite, pois eu ainda creio que DIAS MELHORES VIRÃO!!!